Lembro-me bem das diversas vezes em que ouvi do saudoso Professor Donald Bowersox, em palestras proferidas nos Fóruns do ILOS ou nos encontros globais do CSCMP, sua conhecida frase: “a logística é a arte de fazer cada vez mais com cada vez menos, até que se possa fazer tudo com nada”.
Apesar do tom brincalhão para expor o enorme desafio dos profissionais da área, que precisam entregar um nível de serviço cada vez maior para os clientes ao mesmo tempo em que são pressionados a reduzir seus custos logísticos, o Professor Bowersox falava muito sério ao antecipar as inovações tecnológicas “vindouras”, algumas das quais vivenciamos hoje na prática, e seus impactos para a gestão da cadeia de suprimentos.
Uma dessas inovações, conhecida como Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, tem potencial para provocar uma verdadeira revolução em Supply Chain Management, reduzindo enormemente os desperdícios na cadeia e permitindo um nível de eficiência impossível de ser imaginado poucos anos atrás.
No Vídeo 1, Marco Annunziata fala do poder transformador da IoT de forma bastante elucidativa.
Vídeo 1 – em-vindo à era da internet industrial
Fonte: Marco Annunziata – TED Talk
Podemos facilmente imaginar o impacto para a gestão da cadeia de suprimentos de ter etiquetas inteligentes de RFID em todos os produtos, facilitando a localização e controle de estoques, veículos que se comunicam com computadores que redefinem rotas em tempo real e definem o plano de manutenção preventiva, controle de estoque na casa do cliente, permitindo uma reposição automática, dentre tantas outras possibilidades. O vídeo 2 ilustra alguns dos passos intermediários nesta caminhada.
Vídeo 2 – Amazon Dash
Fonte: Amazom – Youtube
Um agradecimento in memoriam ao Professor Bowersox pela inspiração a tantos profissionais de Supply Chain e por nos antecipar com tanta clareza o que veríamos acontecer!
Referências
<http://cerasis.com/2015/02/25/internet-of-things/>
<http://www.scdigest.com/ONTARGET/11-07-05-3.PHP?cid=4693&ctype=content>