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Ship from Store


Retirar o produto na loja ou recebê-lo em casa? Mais comodidade e escolhas oferecidas ao consumidor. Entretanto, a depender do que o consumidor escolha, a logística final de entrega é diferente. Uma mudança simples, mas que impacta diretamente no planejamento das empresas.

Ao escolher cada vez mais a modalidade Ship from Store, o consumidor demonstra que a disponibilidade do produto no local certo e a velocidade na entrega são cada vez mais importantes na hora da compra. E qual o impacto disso na operação logística?

Antes de qualquer coisa, é importante ter o produto na loja certa. Se antes o planejamento do estoque era para alguns CDs (lembrando que os grandes varejistas no Brasil têm cerca de 10 a 15 CDs para atender todo o Brasil), quando vamos para a modalidade Ship from Store o desafio de ter o estoque certo sobe para, muitas vezes, centenas de lojas. Entender e ter ferramentas adequadas que ajudem no planejamento de demanda passa a ser fundamental, afinal agora será preciso definir com uma precisão bem maior onde deverá estar o produto.

Vamos exemplificar: se antes um consumidor do interior de São Paulo, que estava a 250 km da capital, colocava um pedido hoje e recebia amanhã, isso significava que esse processo entre receber o pedido no CD, realizar o picking, expedir e transportar o pacote girava em torno de 24 horas. Agora ao colocar um pedido e escolher a modalidade Ship from Store, esse mesmo consumidor espera receber seu pedido em horas e, para que isso aconteça, o produto deverá ser expedido por uma loja. E, para que isso ocorra, é preciso ter esse produto na loja.

Uma vez que tem o produto na loja, vamos para a segunda etapa do processo: o picking e a expedição. As lojas precisam ser capazes de realizar o picking e o packing do produto o mais rápido possível, para que sobre ainda tempo suficiente para o transporte. Embora sejam atividades simples, muitas vezes o time da loja precisará ser treinado, o espaço interno reorganizado e sistemas adaptados. Não adianta ter o produto no local certo se o processo não contribui.

Por fim, de nada adianta ter o produto e a loja ser eficiente na separação se o transporte não for adequado. A expectativa do consumidor é receber o produto o quanto antes. Desta forma, o desafio final é desenvolver e ter fornecedores disponíveis e capazes de realizarem entregas rápidas com qualidade, garantindo assim a experiencia do consumidor.

Bastou um clique do consumidor escolhendo a opção Ship from Store para que toda a logística da empresa tenha que ser diferente. Passando pelo planejamento, estoque e transporte, a forma de operar é diferente quando se alterna do modelo clássico (entrega via CD) para o formato Ship from Store.

A pergunta que fica é: sua empresa já está preparada para essa modalidade de entrega?

https://ilos.com.br

Monica Barros é Sócia Gerente do ILOS. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Logística, atuando em empresas como Shell, Ambev e White Martins. Em consultoria, já participou de diversos tipos de projetos, incluindo Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Redes Logísticas, Gestão de Transporte, Identificação de Oferta e Demanda.

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