Após meses de altas expressivas em todo o mundo, os preços dos combustíveis, enfim, vêm apresentando sucessivas reduções nas últimas semanas. Os fortes impactos causados pelo período de preços recordes, no entanto, contribuíram para o aumento do interesse por um tipo de veículo que, no Brasil, ainda apresentava um tímido aumento na procura desde o início da sua comercialização: os veículos elétricos.
Embora os efeitos das mudanças climáticas se façam cada dia mais presentes, o forte apelo sustentável dos veículos elétricos não foi suficiente para alavancar a busca por esse tipo de veículo no Brasil, ao menos até agora. Há de se ressaltar, todavia, que o alto investimento necessário para a aquisição desses veículos, a ainda pouca diversidade na oferta e a preocupação com autonomia e possíveis inconveniências sobre as recargas foram importantes empecilhos ao avanço dessa tecnologia, sobretudo com a instabilidade econômica vivida no Brasil desde 2015.
Ainda que os obstáculos se façam presentes, o recente período de pico nos preços dos combustíveis, como dito anteriormente, evidenciou as vantagens dos veículos elétricos, principalmente sobre as oportunidades de economia no médio/longo prazo. Para o setor de transportes, por exemplo, essa migração representaria considerável redução de despesas, dado que o diesel representa cerca de 46% dos custos de transporte.
Sobre isso, no âmbito da logística, nota-se um aumento expressivo de notícias que abordam o desenvolvimento e a comercialização de novos caminhões elétricos e a eletrificação da frota de grandes empresas e operadores logísticos, indicando que o interesse por esse mercado pode ganhar cada vez mais força nos próximos anos. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o total de emplacamentos de caminhões e ônibus elétricos no primeiro semestre de 2022 (177) superou o total de emplacamentos desses veículos durante todo o ano de 2021 (32).
Nesse contexto, a Mercedes-Benz, fabricante já consolidada pela venda de caminhões à diesel desde a década de 60, têm investido na eletrificação gradual de seus veículos, de olho nas perspectivas de aumento da procura por esse tipo de veículo. Apresentado em 2016 e com autonomia de até 400 km, o caminhão 100% elétrico eActros foi lançado em 2021 e a sua versão com maior autonomia (eActros LongHaul) já se encontra em desenvolvimento. Além disso, a Tesla, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, têm se movimentado para entregar o caminhão elétrico Semi anunciado há alguns anos (à época, o anúncio foi abordado em post elaborado por Henrique Alvarenga). Com produção programada para 2023, a Tesla chegou a liberar a pré-venda por um breve período do início deste ano. Ainda, outra grande montadora, a MAN (pertencente ao Grupo Volkswagen), noticiou neste ano o adiantamento, para 2024, da produção dos caminhões elétricos previamente anunciados.
Figura 1: Montadoras têm investido cada vez mais na eletrificação de veículos de grande porte. Fonte: Mercedes-Benz | Divulgação.
Para além da economia com os combustíveis, as empresas que têm investido na eletrificação de suas frotas contam ainda com o benefício de atrelar suas marcas a iniciativas sustentáveis, cada vez mais valorizadas pelos contratantes. No setor de transportes, a DHL, importante operador logístico, anunciou recentemente a aquisição de 40 novos caminhões elétricos, enfatizando os ganhos ecológicos com essa operação: estima-se redução de 22 mil toneladas de gás carbônico em 30 anos. Outra empresa que nos últimos dias anunciou iniciativa semelhante foi a gigante do setor alimentício Seara, que vai ampliar sua frota de veículos refrigerados para 200 caminhões até o início de 2023, com a promessa de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Ao que tudo indica, a era dos veículos elétricos na logística, enfim, começou, porém vale destacar que, como explicado pelo presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) ao Estadão, fazem-se necessárias políticas governamentais de incentivos às iniciativas que promovem um desenvolvimento sustentável – como é o caso da eletrificação dos veículos de carga – para acelerar esse movimento.
Referências:
– Blog do Caminhoneiro – DHL investe em 40 novos caminhões elétricos
– Estado de S. Paulo – Caminhões e ônibus elétricos e a gás têm alta de 840% nas vendas no primeiro semestre
– Estado de S. Paulo – Alta do diesel faz transportador mirar gestão e caminhões elétricos e a gás
– Estado de S. Paulo – Brasil ruma para a eletrificação completa dos veículos de carga
– Estado de S. Paulo – Mercedes-Benz apresenta caminhão elétrico eActros para médias distâncias
– Estado de S. Paulo – Tesla Semi, caminhão elétrico de Elon Musk, tem prá-venda por R$ 732 mil
– Exame – Seara anuncia frota de caminhões 100% elétricos até janeiro
– iG – Tesla divulga imagens atualizadas do caminhão elétrico Semi
– ILOS – SEMI: o caminhão elétrico da Tesla
– UOL – Mercedes-Benz Wörth: fábrica de caminhões de 1963 agora foca em elétricos
– UOL – MAN acelera e antecipa seus caminhões elétricos para 2024