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Panorama das emissões de gases do efeito estufa no transporte de cargas

 

De acordo com os dados mais recentes de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, em 2021, o país foi responsável pela emissão de 2,4 bilhões de toneladas de CO2 equivalente (CO2e) – medida internacional que tem como finalidade estabelecer a equivalência entre todos os GEE e o dióxido de carbono – o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior e o maior valor já registrado desde 2006. 

O transporte de cargas se tornou uma das principais contribuintes para as emissões de CO2e no setor energético, representando 25% do setor e 5% do total de emissões brasileiras em 2021. Com um aumento de 9% nas emissões em relação ao último ano e 54% em relação aos últimos 20 anos, as emissões do transporte de cargas atingiram o valor de 109 milhões de toneladas de CO2e, o segundo maior valor da série histórica, voltando a níveis próximos aos observados em 2014 – vale ressaltar que esses números não contemplam o transporte de cargas internacionais.

Figura 1 – Série histórica das emissões no transporte de cargas no Brasil, em milhões toneladas de CO2e, de 200 a 2021.

Fonte: SEEG. Análises ILOS.

O modal rodoviário é o responsável por 94% das emissões provenientes do transporte de cargas – demonstrando a elevada dependência logística do Brasil em relação a este modal –, seguido pelo hidroviário e ferroviário que representam apenas 3% cada. Tais emissões provêm especialmente da queima de combustíveis fósseis, principalmente o diesel de petróleo, gasolina automotiva e óleo combustível.

Figura 2 – Emissões no transporte de cargas por modal e combustível no Brasil, em milhões toneladas de CO2e, em 2021.

Fonte: SEEG. Análises ILOS.

Enquanto as estatísticas apresentam um cenário desafiador, também há oportunidades significativas para a descarbonização do transporte de cargas. Para alcançar a meta de emissões zero ou negativas, as empresas precisam adotar abordagens sustentáveis e inovadoras.

A eletrificação dos veículos surge como uma alternativa promissora. Embora ainda não esteja disponível para todos os tipos de veículos, a transição para veículos elétricos pode reduzir substancialmente as emissões de GEE. Contudo, a implementação requer um ecossistema de suporte, incluindo infraestrutura de carregadores, equipamentos de reparo específicos e reciclagem de equipe.

Como parte de uma estratégia de transição, outras abordagens sustentáveis podem ser adotadas, como, por exemplo, a adoção de combustíveis menos poluentes, a renovação da frota de veículos, a utilização de modais mais sustentáveis e o investimento em tecnologias de pavimentação mais eficientes.

A pressão para alcançar a descarbonização é mais forte do que nunca e algumas empresas vêm se movimentando e promovendo ações com o foco em se tornarem carbono neutras. Entretanto, essa tendência se dever ser acelerada quando regulamentações exigirem a divulgação da pegada de carbono de produtos e serviços. Isso deve criar um novo cenário de comparação e competição entre as organizações, que devem agir proativamente para se adaptar a essa nova era de sustentabilidade. 

As emissões de GEE no transporte de cargas representam um desafio urgente para o setor de logística e supply chain. No entanto, esses desafios também trazem consigo oportunidades significativas para a adoção de práticas sustentáveis e inovadoras. A transição para a descarbonização é uma necessidade inegável e uma oportunidade valiosa para as empresas se destacarem como líderes na construção de um futuro mais verde e responsável.

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