Não há dúvidas de que as indústrias brasileiras estão mais exigentes no momento da contratação dos seus parceiros logísticos. A necessidade de redução de custos e de oferecer um certo nível de serviço faz com que as empresas exijam dos operadores logísticos criatividade para tentar chegar na fórmula mágica de nível de serviço máximo a preço mínimo.
Ainda que o Santo Graal da logística não tenha sido encontrado, os operadores logísticos brasileiros parecem agradar o mercado nacional. Na recente pesquisa que fizemos com os maiores embarcadores do Brasil em faturamento, os operadores logísticos do País receberam a boa nota média 8,3, mantendo um padrão repetido desde 2013.
O mais interessante é que esse reconhecimento parte principalmente dos próprios clientes. Mais de 80% dos profissionais entrevistados consideraram um dos operadores logísticos com os quais trabalhavam como o melhor do Brasil, e a nota média dada por eles foi de 8,4, superior à média geral.
Ser apontado pelo o próprio cliente como o melhor do País é um grande reconhecimento do seu trabalho, mas a festa deve ser feita com parcimônia. A crise econômica leva as empresas a uma revisão constante dos custos, e a concorrência anda acirrada, com grandes players oferecendo ótimos serviços. Ou seja: operadores logísticos, cuidem bem dos seus clientes e continuem investindo em novas soluções. Já para os embarcadores, o recado é: está insatisfeito com o seu operador? Olhe para o lado. O mercado oferece boas soluções!