No início do ano 2017, escrevi um post sobre o aumento do preço do diesel no Brasil. Neste período, o preço deste combustível, essencial para o transporte de cargas rodoviárias no país, estava no máximo de sua cotação. Janeiro e fevereiro de 2017 foram os meses que registraram o maior valor do diesel já cobrado nos postos brasileiros (R$ 3,24/litro).
Este cenário, entretanto, mudou nos meses seguintes. O Brasil, depois de muitos anos sem praticamente nenhuma baixa de preços, finalmente registrou queda do preço do diesel nos postos. Em julho de 2017, o valor médio do diesel foi de R$ 3,1/litro, depois de 5 meses de queda consecutiva.
Essa mudança de valores está em linha com as novas políticas de preço da Petrobras, que começaram a valer oficialmente em julho de 2017, mas que já estavam ocorrendo na prática desde o final de 2016. A orientação da Petrobras é que poderão ocorrer ajustes do preço de venda para as refinarias sempre que a equipe achar necessário, podendo até ser diariamente, dentro de uma faixa determinada de 7% (para mais ou para menos). A orientação anterior era de que os reajustas seriam uma vez por mês.
As novas políticas demonstram uma tentativa da Petrobras de recuperar o market share, que tem sido perdido por conta do aumento das importações, especialmente de diesel.
Mas infelizmente, para quem trabalha com logística, a pequena tendência de queda nos preços deste combustível nos postos já se reverteu novamente em agosto de 2017, e o preço do diesel voltou ao patamar do início do ano, fechando o mês em R$ 3,24/litro.
Fonte: ANP; Análise: ILOS
O diesel é o principal custo logístico e tem impacto direto na competitividade das empresas brasileiras.
O tema custos logísticos no Brasil será discutido amplamente no 23º Fórum de Internacional de Supply Chain, que ocorrerá em São Paulo, dias 19 a 21 de setembro de 2017 (www.forum.ilos.com.br).
Nos encontramos lá!