HomePublicaçõesInsightsInovações logísticas como estratégia no e-commerce para potencializar vendas na alta demanda sazonal

Inovações logísticas como estratégia no e-commerce para potencializar vendas na alta demanda sazonal


O final do ano é tradicionalmente caracterizado pelo aumento da demanda de consumo, impulsionado por dois principais acontecimentos: Black Friday e Natal. Em 2022, excepcionalmente, o comércio irá experienciar nessa mesma época um terceiro estimulante aos seus consumidores, o evento da Copa do Mundo, que tipicamente também provoca um pico no crescimento das vendas de produtos e serviços.

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira do Varejo (ABV), o conjunto dessas campanhas sazonais deve provocar o aumento de 12% nas vendas em relação ao primeiro semestre deste ano, traduzindo-se em uma injeção de mais de R$20 bilhões na economia brasileira. Em paralelo com esse encontro de datas comemorativas, a queda tímida da taxa de desemprego e inflação atrelado com a redução do preço dos combustíveis nos últimos meses são fatores adicionais que corroboram com as expectativas positivas do mercado sobre o comércio.

Com base nesse cenário, é fundamental que as empresas do e-commerce tenham capacidade de operacionalizar suas atividades com a maior eficiência logística possível, a fim de aproveitar da melhor forma essa oportunidade ímpar de alavancar os ganhos depois de dois anos enfrentando as sequelas da pandemia. De acordo com uma pesquisa divulgada no final de agosto deste ano pela HostGator, a venda por canais digitas deve aumentar em 21% no segundo semestre de 2022, motivando a aceleração de aquisições de tecnologia e implementação de novos métodos na logística das empresas com o intuito de alcançar os níveis de serviços comprometidos com os seus clientes.

Dentre estes investimentos podemos destacar três inovações que vem ganhando espaço relevante no mercado brasileiro, focadas em: solucionar problemas, expandir a eficiência e reduzir custos enfrentados por estas companhias com vendas on-line, especialmente durante os picos de demanda, como:

  • Softwares com Inteligência artificial (IA) capazes de correlacionar dados internos e externos, promovendo dessa forma tomadas de decisões exponencialmente mais assertivas e assim diminuindo gastos pela falta de precisão em diferentes operações. No transporte, por exemplo, esse recurso é capaz de interligar a telemetria veicular com aplicativos de trânsito online e assim realizar alterações na roteirização das entregas de forma simultânea com os acontecimentos, buscando a maior otimização possível da quilometragem/combustível e rapidez. Do mesmo modo, a IA também consegue alcançar uma otimização ideal de estoques e garantir a disponibilidade dos produtos no momento dos pedidos a partir de algoritmos inteligentes que dimensionam e processam a reposição dos produtos de maneira automática, evitando perdas das vendas pela falta de itens em estoque. Por fim, outra das diversas aplicabilidades de ferramentas com IA neste âmbito é a capacidade de ir além das análises estatísticas para realizar previsões de vendas, considerando múltiplas variáveis externas, como por exemplo: fatores econômicos ou tendências do mercado que possam afetar a decisão de compra do público-alvo, reduzindo custos com armazenagem excedente.
  • Dark Store, ou mini CDs, é o modelo de posicionar estrategicamente pontos físicos nos centros urbanos para armazenar principalmente produtos de alto giro a fim de reduzir a rota e, consequentemente, os custos de transporte, além de proporcionar uma entrega muito mais ágil (desenhada especialmente para atender os pedidos em questão de horas) na última milha. Segundo um estudo publicado pela SEBRAE em abril de 2022, o valor do frete e longos prazos de entrega são duas das seis razões elencadas que mais causam desistência no momento de efetuar a compra. Por isso, esse modelo, que é altamente utilizado nos Estados Unidos, vem tornando-se bastante importante para o e-commerce no Brasil, com o intuito de evitar esse comportamento do consumidor. É importante evidenciar que o foco das Dark Stores não é ser uma loja aberta para os clientes finais, portanto, os seus gastos com estrutura e aluguel são o mínimo possível.
  • Dropshipping é uma metodologia logística no qual a empresa do e-commerce se torna um elo entre o fornecedor e o cliente final, transferindo assim para o fornecedor todas as responsabilidades atreladas a execução das operações desse pedido, além de todos os custos e riscos inerentes do estoque dos produtos. Portanto, a escolha de um fornecedor que entregue o nível de qualidade contratado na fabricação dos produtos e nas operações é essencial para a existência desse modelo. Diante dessas características, essa prática não demanda grandes aportes iniciais para sustentar e desenvolver toda uma operação como os modelos tradicionais, já que o seu core é catalisar totalmente os esforços para aumentar as vendas e assim escalar cada vez mais o seu negócio.

Diante dessa série de vantagens atreladas a essas inovações logísticas, é possível entender as razões pelas quais o e-commerce vem implementando essas medidas em suas operações. Contudo, é vital para saúde financeira das organizações que considerações como: payback e simulação entre a diferença de ganho dos KPIs (ex: produtividade, OTIF, custos de armazenagem etc.) antes e depois de sua aplicação sejam analisados de acordo com o seu cenário específico, antes de qualquer aporte a fim de evitar um trade-off inadequado, ou seja, acréscimo de custos sem o retorno de valor dentro do tempo esperado – financeiro e/ou em eficiência.

 

Referências:

– CNN Brasil (19/07/2022): Copa do mundo deve impulsionar e-commerce no segundo semestre diz associação

– DSers (19/11/2021): How to Dropship in Brazil 2022: 5 Crucial Tips You Wouldn’t Miss

– E-commerce (13/09/2022): Copa, Black Friday e eleições: como eles movimentarão o e-commerce?

– E-commerce (01/09/2022): Segundo HostGator, negócios online devem crescer 24% até o final do ano

– IBGE: Séries históricas – Taxa de desocupação, jan.- fev.- mar. 2012 – jun.- jul.- ago. 2022

– Invozone: Applications of Artificial Intelligence in Ecommerce

– R7 (13/09/2022): Copa, Black Friday e Natal devem injetar mais de R$ 20 bi na economia

– SEBRAE (29/07/2022): 6 motivos para consumidores desistirem no momento de concluir a compra

– UNINTER (19/09/2022): Dark Stores: uma tendência no e-commerce

– Vitrine Varejo (12/07/2022): Campanhas sazonais devem impulsionar varejo no 2º semestre

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