HomePublicaçõesInsightsIniciativas para redução do desperdício alimentar e otimização do estoque

Iniciativas para redução do desperdício alimentar e otimização do estoque

O desperdício alimentar é um problema global de grandes proporções. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), aproximadamente um terço de todos os alimentos produzidos no mundo é desperdiçado anualmente. A crescente conscientização sobre o desperdício alimentar e os impactos negativos que ele causa ao meio ambiente e à sociedade tem levado ao surgimento de diversas iniciativas inovadoras. 

Como exemplo dessas iniciativas, temos a Food to Save, a Refood, a B4 Waste, a Too Good to Go, a SuperOpa e tantas outras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Cada uma tem uma particularidade em seu modelo de negócios, mas um objetivo similar: reduzir o desperdício alimentar e o custo do excesso de empresas do segmento.  

Para ilustrar melhor como isso é feito, selecionei o caso da Food to Save, foodtech brasileira criada em 2021. A Food to Save conecta redes de alimentos com excedentes de produção e produtos com validade perto de expirar a consumidores interessados em adquirir produtos a preços mais acessíveis. Tudo funciona através de um app, onde a loja disponibiliza para venda um tipo surpresa de sacola de produtos (doce, salgada ou mista), o valor total original dos produtos que estão ali dentro e o valor da sacola após o desconto. 

 

 

Figura 1 – Exemplos de ofertas do Food to Save. Fonte: Food to Save

 

Com descontos acima de 50%, os clientes podem optar por retirar o produto na loja ou pagar por um frete de entrega, que também é informado no app. Grandes redes já se juntaram a esse marketplace, como Hortifruti, Natural da Terra, Starbucks, Rei do Mate, Vezpa e diversos outros restaurantes, pizzarias, cafés e confeitarias. Até o momento o serviço está disponível em 19 cidades de São Paulo, além da cidade do Rio de Janeiro e de Brasília.

Além da solução ambiental e social, iniciativas como essa são ótimas alternativas também para a área de logística. Acertar a quantidade exata de SKUs que serão necessários em cada loja é uma tarefa extremamente desafiadora e o erro é algo natural. Como, em geral, o custo da falta é maior do que o custo do excesso, é comum a formação de estoques de segurança, visando absorver demandas superiores à média. Em se tratando de produtos altamente perecíveis, como é o caso de grande parte dos itens disponibilizados por estas foodtechs, isso se torna uma questão, pois nesses casos o custo do excesso costuma ser maior do que o de um produto não perecível, uma vez que a sobra do item por um único dia pode significar a perda de todo o custo de produção. 

Ao vender produtos que estão próximos da data de vencimento, a iniciativa evita que esses itens sejam descartados, economizando tempo e recursos.  Além disso, a venda desses produtos a preços mais baixos ajuda a recuperar parte do valor investido, minimizando as perdas econômicas para as empresas envolvidas. 

O fator surpresa do produto, caracterizado pelo fato do cliente não saber que produtos exatamente estão ali dentro, também auxilia na logística, pois permite que a empresa consiga vender produtos de menos apelo, aproveitando o fato de que eles vão junto com outros mais populares. Por estar pagando um valor muito abaixo do preço de mercado, muitos consumidores inclusive gostam da sensação de não saber o que tem dentro da sacola, como se estivessem recebendo um presente. 

 

Figura 2 – Exemplos de sacolas surpresas da Food to Save. Fonte: Food to Save

 

Estas são alternativas interessantes para empresas que sofrem com o descarte de produtos, pois contribuem para a eficiência da cadeia de suprimentos, tornam alimentos acessíveis a um público mais amplo, promovem uma mudança de mentalidade em relação ao desperdício e, em última análise, ajudam a preservar os recursos naturais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

Mais de 11 anos de experiência em projetos de capacitação e consultoria, com foco em Logística e Supply Chain. Em consultoria, realizou projetos como Plano Transformacional de Logística, Diagnóstico das operações logísticas, Estratégia e Calendarização da Operação de Transporte, Mensuração do Custo de Servir, Estudo de Mercado, Mapeamento de Oportunidades de Redução de Inventário, Revisão do Processo de S&OP, Plano de Capacitação e Implementação de Processos Comerciais em empresas como Nestlé, Raia Drogasil, Ipiranga, Lojas Americanas, B2W, Coca-Cola, Andina, Embraco, Martins Atacado, Loja do Mecânico, Santo Antônio Energia, Ecoporto e Silimed. Atualmente é uma das professores do Curso de Gestão de Estoques ministrado semestralmente pelo ILOS. Atuou no desenvolvimento e gerenciamento dos Cursos Online de Logística e Supply Chain, Processos de Suprimentos, Planejamento da Demanda, Gestão de Estoques e Gestão Industrial. Ainda na área de capacitação, foi responsável por aplicar os jogos empresariais do ILOS em empresas como Raia Drogasil, Fibria, NEC, Novartis e Moove.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e atualizações de mercado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em Logística e Supply Chain

Rio de Janeiro

Tv. do Ouvidor, 5, sl 1301
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20040-040
Telefone: (21) 3445.3000

São Paulo

Alameda Santos, 200 – CJ 102
Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Telefone: (11) 3847.1909

© Todos os direitos reservados para ILOS – Desenvolvido por Design C22