HomePublicaçõesInsightsImportações e produção de fertilizantes no Brasil

Importações e produção de fertilizantes no Brasil


De acordo com a IFA (Associação Internacional de Fertilizantes), os fertilizantes são quaisquer substâncias sólidas, líquidas ou gasosas contendo um ou mais nutrientes para plantas. De forma geral, existem em quatro tipos: minerais, estrume animal, resíduos de culturas e compostos. Os fertilizantes minerais são os mais importantes, pois apresentam maior expressão econômica dentre estes tipos existentes.

No Brasil, os fertilizantes minerais assumem papel de suma importância, pois são eles que contribuem para que o Brasil siga crescendo sua produção de alimentos como soja, milho e cana-de-açúcar, por exemplo, ano após ano. Por conta da qualidade do solo brasileiro, que de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) é classificado entre moderado a bom, a utilização dos nutrientes NPK (sigla dos macronutrientes Nitrogênio, Fósforo e Potássio) é fundamental para garantir o abastecimento do mercado agro.

fertilizantes minerais são insumos fundamentais para o agronegócio brasileiro

Figura 1 – Fertilizantes minerais são insumos fundamentais para o agronegócio brasileiro. Fonte: Getty Images.

 

Por conta de uma série de fatores, o Brasil é um grande importador de fertilizantes. O produto é o 4º principal (desconsiderando contêiner) em termos de volume movimentado nos portos brasileiros e o principal em volume de importação. Em 2021, os portos no Brasil movimentaram 38,9 MM de toneladas de fertilizantes (84% da demanda do país). Este volume é menor somente que o minério de ferro, a soja e o petróleo (óleo bruto) neste período (Figura 2). Os principais fornecedores para os fertilizantes importados pelo Brasil em 2021 foram China (6,2 MM ton – 16%), Rússia (5,9 MM ton – 15%), Canadá (3,3 MM ton – 8%) e Marrocos (2,7 MM ton – 7%). Este volume de importação representa um crescimento de 20% comparado à 2020 (32,3 MM ton). Se considerarmos o período de 10 anos entre 2011 e 2021, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) dos volumes de importação de fertilizantes é de 9%.

Volume movimentado em 2021 por mercadoria, em toneladas

Figura 2 – Volume movimentado em 2021 por mercadoria, em toneladas. Fonte: ANTAQ. Análise: ILOS.

 

E em 2022, estes volumes de importação continuam a subir. De acordo com os dados da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), entre janeiro e maio de 2022, o Brasil importou 14,3 MM ton, um crescimento de 16% comparado ao mesmo período de 2020 (12,4 MM ton). De forma geral, os volumes de importação de fertilizantes crescem no segundo semestre, em preparação para o plantio e as safras do ano seguinte. Porém, o crescimento nas importações que se observa nos primeiros meses de 2022 é influenciada não só pelo crescimento observado ano após ano, mas também pela antecipação na compra destes produtos, visto que a guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar no fornecimento deste insumo para a produção agrícola do país e, portanto, como medida de prevenção, o mercado vem se antecipando e formando estoques em preparação para os próximos ciclos produtivos.

Volumes recorde de importação de fertilizantes nos cinco primeiros meses de 2022

Figura 3 – Volumes recorde de importação nos cinco primeiros meses de 2022. Fonte: ANDA.

 

O governo tem buscado implementar medidas para fomentar a produção nacional e reduzir a dependência do mercado brasileiro das importações de fertilizantes. Além disso, há investimentos para aumentar a capacidade de produção da indústria nacional, como na Serra do Salitre, em Minas Gerais. Porém, a importação de fertilizantes continuará tendo uma importância muito alta para o agronegócio, por uma série de motivos: i) ser um frete retorno (aproveita o caminho reverso das exportações do agronegócio brasileiro); ii) players muito competitivos em países como China, Canadá e Marrocos, com abundância de recursos minerais, logísticas integradas e custos baixos; iii) escassez e custos associados à produção local de certos nutrientes (principalmente o potássio); e iv) pelos investimentos na ampliação e modernização dos terminais portuários, que aumentam a eficiência e fomentam a importação destes produtos.

A gestão dos riscos associados a estas importações, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, será tema constante nas discussões sobre fertilizantes no Brasil nos próximos anos, de forma a garantir o crescimento da produção do agronegócio, sem aumento de custos e redução na competitividade das exportações brasileiras. O XXVII Fórum Internacional de Supply Chain terá uma trilha de Supply Chain Flow, que trará especialistas para discutir a gestão de riscos e incertezas nos fluxos das cadeias de suprimentos. Será uma excelente oportunidade para discutir e entender estes temas com os maiores executivos de nosso setor.

 

Referências:

International Fertilizer Association (IFA)

– Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) – Global Soil Health

– Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) – Anuário estatístico

– Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) – Pesquisa setorial

– Canal Rural (06/02/2022) – Importações de fertilizantes crescem mais de 16%

– CNN Brasil (08/06/2022) – Importação de fertilizantes pelo Brasil aumenta 440% de 1998 a 2021

– Gazeta do Povo (08/03/2022) – O que propõe o plano do governo para aumentar a produção de fertilizantes

Atua há 7 anos em consultoria, com experiência em mais de 20 projetos de Planejamento da Demanda e S&OP, Design de Rede Logística, Plano Diretor Logístico, Políticas de Estoques, Estratégia de Operações e Inteligência de Mercado

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e atualizações de mercado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em Logística e Supply Chain

Rio de Janeiro

Tv. do Ouvidor, 5, sl 1301
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20040-040
Telefone: (21) 3445.3000

São Paulo

Alameda Santos, 200 – CJ 102
Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Telefone: (11) 3847.1909

© Todos os direitos reservados para ILOS – Desenvolvido por Design C22