Há quase um ano escrevi sobre os diferentes estágios de aplicação da IoT no supply chain, dependendo do nível de sofisticação tecnológica empregada. Minha proposta de hoje é trazer alguns exemplos, apresentando a Internet das Coisas de uma forma prática.
Antes de pensarmos nos benefícios da conexão entre as coisas para a cadeia de suprimentos, é importante lembrarmos dos objetivos do Supply Chain Management (SCM), que são maximizar o serviço por meio do aumento dos valores de tempo, lugar, qualidade e informação e, ao mesmo tempo, minimizar os custos por meio da redução de desperdício, minimização do uso de recursos, otimização do uso de ativos e redução dos estoques como ilustrado na figura a seguir:
Figura 1: Objetivos do Supply Chain Management
Fonte: ILOS
A Internet das Coisas pode contribuir para que o SCM alcance seus objetivos. Ou seja, a IoT pode ajudar trazendo mais valor para o cliente, contribuindo para a entrega do produto na forma, no tempo e no lugar mais adequados e, principalmente, viabilizando o fornecimento das mais variadas informações por meio de tecnologias de rastreamento, sensores e conexão. Além disso, a IoT também pode contribuir com o aumento de eficiência e redução dos custos na cadeia, ajudando com a redução dos desperdícios, otimização dos fluxos de produtos e materiais e otimização da alocação dos recursos por meio do uso da informação em tempo real.
A seguir estão alguns exemplos de iniciativas de aplicação da IoT no Supply Chain Management:
No transporte inbound
- Rastreamento em tempo real e previsão de chegada
- Escaneamento automático dos produtos no recebimento
Na armazenagem
- Gestão automática de estoques com conexão dos porta-paletes
- Reposição automática dos estoques com a conexão dos porta-paletes com o fornecedor
- Rastreamento de itens em tempo real
- Monitoramento da utilização de ativos, como empilhadeiras
- Detecção de avaria
- Agendamento automático de manutenção dos equipamentos de acordo com seu desgaste
- Prevenção de acidentes por meio de sensores
- Otimização automática de rotas
- Picking automático
- Economia no consumo de energia
No transporte outbound
- Rastreamento de produtos e veículos em tempo real
- Monitoramento de utilização e ocupação do veículo
- Agendamento automático de manutenção da frota
- Previsão de transporte e otimização de rotas (tráfego, cima, etc.)
- Monitoramento das condições do produto (vibração, temperatura, etc.)
- Monitoramento de condições de direção (velocidade, segurança, motorista, etc.)
No Customer Service
- Atualização em tempo real da movimentação e entrega do produto
- Previsão de vendas colaborativa
- Monitoramento em tempo real do consumo
- Pedido automático para reposição dos estoques
É importante pensarmos também na aplicação da IoT no futuro do SCM, que já nos sinaliza algumas transformações como o uso de big data, impressão 3D, robôs, drones, veículos autônomos, etc. Toda essa tecnologia pode ser alavancada com a internet das coisas que será o pano de fundo desta revolução.
A internet das coisas, portanto, é o instrumento transformacional que impacta não apenas as antigas formas de se operar e os tradicionais objetivos do supply chain management, mas também será o grande viabilizador de iniciativas futuras. As empresas que ainda não fazem uso dessa tecnologia, precisam ao menos conhece-la e considera-la em suas estratégias futuras para continuarem competitivas em um mercado cada vez mais conectado.
Referências:
http://gtdc.org/wp-content/uploads/2016/06/Internet-of-Things_ATKearney.pdf
‘https://ilos.com.br/web/a-evolucao-da-internet-of-things-no-supply-chain-management/