Quando o ano começa temos o costume de refletir sobre o caminho que estamos seguindo e traçar novas metas para serem conquistadas ao longo do novo ano. Esse hábito está presente nas nossas vidas pessoais e profissionais e está cheio de boas intenções. No entanto, boas intenções não bastam. Para garantir que os planos sejam alcançados, é preciso criar pequenos objetivos, medir os resultados e corrigir o percurso durante a trajetória. Caso contrário, o ano termina e as metas não são alcançadas.
Uma das metodologias mais consagradas de medição e gestão de desempenho nas empresas é o Balanced Scorecard (BSC), desenvolvida em 1992 pelos professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton. Esta ferramenta orienta o desdobramento do planejamento organizacional nas perspectivas dos acionistas, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Dessa forma, são estabelecidos objetivos, metas e indicadores, que garantem a gestão da implementação das estratégias e seus resultados.
Em resumo, o BSC é composto por:
Mapa estratégico, onde a estratégia é descrita por meio de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (1. Financeira; 2. Clientes; 3. Processos i; 4. Aprendizado e crescimento)
Objetivo estratégico, o que é crítico para o sucesso da organização de acordo com a estratégia e deve ser alcançado
Indicador, forma de acompanhar o sucesso do alcance do objeto, devendo ser medido e acompanhado para sinalizar possíveis desvios de rota
Meta, o nível de desempenho esperado, que, ao ser comparada com o indicador, mostra o que e quanto precisa ser melhorado
No artigo LOGÍSTICA EM SITUAÇÕES DE CRISE – PARTE 2 , Alexandre Rodrigues conta que a Cruz Vermelha desenvolveu uma ferramenta para orientar e monitorar a melhoria contínua do desempenho de suas unidades regionais de logística, integrando os pontos centrais de distribuição aos pontos locais. A ferramenta se chama Development Indicator Tool e foi desenvolvida com base no Balanced Scorecard.
A tabela a seguir apresenta um outro exemplo de como o Balanced Scorecard pode ser aplicado. Este caso é apresentado nos cursos de Gestão de Transportes do ILOS e ilustra o BSC de uma companhia aérea, apresentando o mapa estratégico, objetivos, indicadores e metas em relação ao reabastecimento no solo, um de seus processos mais críticos de gestão operacional.
Figura 1 – Exemplo de como o Balanced Scorecard pode ser aplicado
Fonte: ILOS – Curso Gestão Estratégica dos Transportes
Que 2017 seja um de muitas realizações e metas alcançadas. Esperamos que o ILOS possa contribuir cada vez mais para o sucesso de todos.
Referências:
https://ilos.com.br/web/logistica-em-situacoes-de-crise-parte-2/
https://hbr.org/1992/01/the-balanced-scorecard-measures-that-drive-performance-2
https://ilos.com.br/web/cursos/cursos-de-atualizacao/gestao-estrategica-dos-transportes/