Drones, Hyperloop, robôs. Em busca de uma logística mais eficiente e de menor custo, as empresas vêm investindo em novidades que já estão no mercado ou chegarão em um futuro próximo. Na Europa, a novidade do mês de abril foram os comboios com caminhão sem motorista que saíram da Suécia, Bélgica e Alemanha com destino ao porto de Roterdã, na Holanda. A viagem é a primeira do gênero no continente e marca um novo passo naquela que pode ser uma importante evolução no transporte de carga terrestre.
Vídeo 1 – Conheça um pouco mais sobre o projeto dos comboios com caminhão sem motorista
Fonte: European Truck Platooning
Chamado de European Truck Platooning Challenge (em uma tradução livre, Desafio Europeu de Caminhões em Comboio), o projeto conta com a participação de seis das principais montadoras europeias de caminhão – DAF, Daimler, Iveco, MAN, Scania e Volvo – e o apoio do governo da Holanda que, atualmente, ocupa a presidência da União Europeia. Após o sucesso do primeiro teste, o grupo de trabalho analisa os próximos passos para tornar a iniciativa realmente comercial.
Foto – Comboio de caminhões sem motorista atravessando a Europa
Fonte: Divulgação European Truck Platooning
Algumas barreiras ainda precisam ser superadas para que comboio de caminhões sem motorista se torne uma realidade. A primeira delas é a falta de uma regulação sobre o transporte sem motorista. As particularidades legislativas de cada país também atrapalham o desenvolvimento do projeto, bem como as diferenças de tecnologia da comunicação existentes entre as próprias montadoras de caminhões.
Como pode ver, as dificuldades exigem muito mais o entendimento entre as diferentes partes do que propriamente o surgimento de uma nova tecnologia, o que a torna viável em um futuro próximo. De fato, os comboios de caminhões sem motorista utilizam tecnologias como radares, GPS e câmeras já bastante difundidas, além do wi-fi, utilizado para a comunicação entre os veículos. No projeto, o comboio é liderado por um veículo com motorista, que dita a rota e o ritmo da viagem e, no teste, todos os caminhões contaram com pessoas atrás do volante, para garantir a segurança.
Em países como o Brasil, em que os custos trabalhistas são altos e há uma limitação no número de horas dirigidas pelo caminhoneiro, o comboio poderia trazer uma importante redução de custos, além de aumentar o uso do caminhão. Outra vantagem de um caminhão sem motorista é permitir que o comboio trafegue em velocidades constantes, trazendo redução no consumo de diesel e na emissão de gases poluentes.
Empresas como Unilever e os supermercados Jumbo, da Holanda, já discutem com os governos europeus e os setores de transportes como utilizar o comboio no dia a dia das suas operações. Ainda que, por aqui, um caminhão sem motorista pareça ser uma solução um tanto utópica por conta de todos os problemas com a nossa infraestrutura precária, é interessante ver como a tecnologia pode ser usada para benefício da sociedade.
Vídeo 2 – Entenda a tecnologia do comboio de caminhões sem motorista
Fonte: European Truck Platooning
Referências: