HomePublicaçõesInsightsBoa notícia do agronegócio em meio à pandemia

Boa notícia do agronegócio em meio à pandemia


Os dados divulgados pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) com relação à safra brasileira de soja em grãos do primeiro trimestre de 2020 indicam movimentação superior ao mesmo período do ano passado. Esse bom resultado é comemorado pelas empresas do setor que esperam mais um ano com recorde de volume. Uma boa notícia do agronegócio em meio à pandemia da covid-19.

Agronegócio em meio à pandemia - plantação----ILOS-Insights Figura 1: Exportação crescem do agronegócio em meio à pandemia. Imagem de charlesricardo por Pixabay

No primeiro trimestre de 2020, o Brasil exportou cerca de 18,1 milhões de toneladas de grãos de soja. Esse número representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2019, quando as exportações foram de 15,8 milhões de toneladas.

Agronegócio em meio à pandemia---tabela-volume-mensal-----ILOS-Insights Figura 2: Exportação de soja em grão. Fonte: Ministério da Economia/ComexStat. Elaboração: ABIOVE – Coordenadoria de Economia e Estatística. Análises ILOS

O aumento de 2,3 milhões de toneladas foi puxado principalmente pela China. Em números absolutos os chineses compraram 1,3 milhões de toneladas a mais no primeiro trimestre de 2020, um incremento de 11% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Por outro lado, a União Europeia teve o maior crescimento em percentual, saindo de 1,4 milhões de toneladas em 2019 para 2,0 milhões de toneladas em 2020 o que corresponde a uma variação de 50%.

Como já havia mencionado em post anterior, a BR-163 contribui para um maior volume exportado pelo Arco Norte. Os portos de Barcarena e Santarém, ambos no Pará, beneficiados pela boa condição da BR-163 aumentaram significativamente seus volumes. O aumento no primeiro trimestre de 2020 em relação ao ano passado em Barcarena foi de 56%, enquanto em Santarém foi de 27%.

Agronegócio-em-meio-à-pandemia---tabela-volume-porto-----ILOS-Insights Figura 3: Exportação da soja em grão no Brasil, por porto. Fonte: Ministério da Economia/ComexStat. Elaboração: ABIOVE – Coordenadoria de Economia e Estatística. Análises ILOS

O porto de Santos continua sendo o principal do país para exportação de soja em grãos e teve aumento de 9%. Já Paranaguá cresceu 7% no período. Entre os portos do eixo sul, o que teve maior crescimento percentual foi Rio Grande, com variação de 138%.

As expectativas são boas, embora o ano de 2020 esteja marcado pela retração da economia mundial devido ao COVID19. Especialistas acreditam que o setor do agronegócio será um dos que passará pela crise sem maiores impactos.

https://ilos.com.br

Monica Barros é Sócia Gerente do ILOS. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Logística, atuando em empresas como Shell, Ambev e White Martins. Em consultoria, já participou de diversos tipos de projetos, incluindo Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Redes Logísticas, Gestão de Transporte, Identificação de Oferta e Demanda.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e atualizações de mercado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em Logística e Supply Chain

Rio de Janeiro

Tv. do Ouvidor, 5, sl 1301
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20040-040
Telefone: (21) 3445.3000

São Paulo

Alameda Santos, 200 – CJ 102
Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Telefone: (11) 3847.1909

CNPJ: 07.639.095/0001-37 | Razão Social: ILOS/LGSC – INSTITUTO DE LOGISTICA E SUPPLY CHAIN LTDA

© Todos os direitos reservados para ILOS – Desenvolvido por Design C22