O preço médio de revenda do óleo diesel S10 iniciou o ano de 2023 com o valor de R$ 6,51/l. Apesar da tendência de queda desde julho de 2022, o preço do combustível ainda registra um aumento 20% em comparação com o início do ano anterior.
Entre janeiro de 2021 e junho de 2022, o diesel dobrou de preço, passando de R$ 3,72/l para R$ 7,68/l, atingindo o maior valor histórico já registrado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
De acordo com análises do ILOS, o diesel representa em média cerca de 37% do custo do transporte rodoviário de carga. Além disso, como citado na publicação Transporte Rodoviário de Carga: Perspectivas para 2023, em rotas mais longas, o combustível chega a representar 47% do custo total da viagem (rotas de 1000 quilômetros em carretas).
Figura 1: Série histórica do preço médio de revenda do óleo diesel S10 no Brasil, de 2013 a 2022.
Fonte: ANP. Análises ILOS.
As consequências das variações de preço do diesel podem ser sentidas por todos os brasileiros, uma vez que veículos de carga que abastecem o país, ônibus e máquinas industriais dependem deste combustível.
Os aumentos do preço do diesel fizeram com que ele, pela primeira vez, ficasse mais caro do que a gasolina comum.
Figura 2: Comparativo do preço médio de revenda do óleo diesel S10 e da gasolina comum no Brasil, em 2022.
Fonte: ANP. Análises ILOS.
A explicação para as variações no preço do diesel se inicia com as restrições impostas pela pandemia mundial do COVID-19. O isolamento compulsório durante esse período causou uma forte desaceleração da economia global, logo a demanda por combustíveis também sentiu uma forte queda. Em consequência, as refinarias reagiram reduzindo a quantidade produzida de diesel. Em meados de 2021, quando a situação da pandemia já estava melhor e a economia estava voltando ao normal, a necessidade do óleo diesel começou crescer, porém a produção não acompanhou o mesmo ritmo e ocorreu um descompasso entre a oferta e a demanda do produto, o que alavancou os preços do combustível.
Ademais, outro fator importante para a escassez do diesel e o aumento do seu preço foi a invasão russa na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. A Rússia é um dos principais produtores de petróleo e gás natural do mundo e é responsável por abastecer uma parcela relevante do território europeu. A guerra em território ucraniano fez com que sanções econômicas fossem impostas a Moscou, dessa forma a Europa recorreu aos Estados Unidos para o seu abastecimento de combustíveis. Isso causou uma dúvida no mercado em relação a capacidade de produção do produto e, consequentemente, o preço do barril tipo Brent disparou.
Figura 3: Comparativo do preço médio de revenda do óleo diesel S10 e do barril de petróleo tipo Brent, em 2022.
Fonte: ANP, EIA. Análises ILOS.
No mês de janeiro de 2022, o barril tipo Brent estava custando US$ 86,51. No decorrer do ano, o preço da commodity teve alta de 42%, chegando a US$ 122,71/barril no mês de junho.
Como é possível observar nos gráficos anteriores, a partir do segundo semestre de 2022 o preço de médio de revenda do óleo diesel S10 começou a cair – assim como o preço do barril tipo Brent.
Um dos fatores responsáveis pela queda dos preços do diesel no Brasil foi o projeto de lei que, ao classificar o combustível como um item essencial/indispensável, limita a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre este item entre 17% e 18%, a depender do estado. Entretanto, especialistas afirmam que essa medida não garante que os preços seguirão em queda ou estabilidade, uma vez que os preços do diesel estão fortemente correlacionados à economia externa e ao preço do barril do petróleo.
Além disso, ao promover alguns cortes nos preços de venda do óleo diesel para as refinarias, a Petrobras também contribui para a redução do preço médio do combustível. Com tais cortes, a estatal brasileira tem como objetivo equilibrar seu preço com o do mercado exterior, porém sem transferir as oscilações das cotações internacionais e na taxa cambial. Todavia, vale ressaltar que o valor cobrado nas bombas também é de responsabilidade das distribuidoras e dos postos de combustível.
Dessa forma, com a instabilidade global causada pela Guerra da Ucrânia, a oferta restrita e aumento da demanda do combustível e a incerteza sobre o futuro Conselho da Petrobras, mesmo com uma tendência de queda até o momento, a situação do preço do diesel para 2023 é complexa e ainda instável.
Referências:
– BBC (17/06/2022) – Por que há escassez mundial de diesel e como isso pode te afetar
– BBC (06/06/2022) – Por que projeto para reduzir preço de combustíveis pode não funcionar?
– Estado de Minas (21/06/2022) – Preço do diesel supera o da gasolina em postos de BH
– G1 (02/09/2022) – Preços dos combustíveis voltam a recuar nos postos, diz ANP
– ILOS – Panorama do Transporte de Carga no Brasil