Os drones, concebidos originalmente como instrumentos militares, hoje podem ser utilizados para uma variedade de tarefas logísticas. Podem, por exemplo, efetuar a gestão de inventário de forma mais eficiente, permitindo digitalizar rapidamente prateleiras, contentores e outras áreas de armazenamento e podem recolher dados em tempo real. Eles também conseguem auxiliar o planejamento de rotas, com a criação de mapas e rotas com maior precisão, reduzindo custos operacionais, aumentando a eficiência e melhorando o serviço ao cliente.
Ainda são capazes de melhorar a segurança no local de trabalho, fornecendo informações em tempo real sobre a localização dos funcionários e do patrimônio que se deseja monitorar. Podem também ser utilizados para monitorar áreas ou estruturas perigosas e dar aos trabalhadores informações sobre potenciais perigos. Ademais, a utilização de drones permite as empresas pouparem tempo, permitindo-lhes completar tarefas mais rapidamente.
Segundo pesquisa Aplicação de Tecnologias de Supply Chain no Brasil realizada pelo ILOS, apresentada em outubro de 2022, no 28º Fórum Internacional de Supply Chain, apenas 18% das grandes empresas brasileiras entrevistadas utilizam drones em suas atividades logísticas, mas 53% pretendem aumentar o investimento no uso dessa tecnologia. Dentre as que utilizam drones, a funcionalidade mais empregada é a inspeção e monitoramento das instalações (12% do total das empresas respondentes os usam para este fim) e 8% fazem uso de drones para contagem de inventário.
A função de transporte e movimentação de mercadorias por drones, a qual se imaginava ser a principal finalidade dessa inovação na logística, são utilizadas por somente 1% das empresas, apenas em operações muito pontuais.
Figura 1: Principais aplicações dos drones. Fonte: Aplicação de tecnologias de Supply Chain no Brasil. Pesquisa ILOS, 2022.
Apesar de no Brasil essa operação ainda estar limitada, internacionalmente há um maior progresso do uso dessa tecnologia. Durante 2022 foi aprovado o Projeto Skyway pelo governo do Reino Unido, um plano de desenvolvimento de corredores de veículos aéreos não tripulados de 265 km de extensão, para tornar a entrega de mercadorias mais rápida e eficiente.
Na China, um exemplo é a empresa AirWhiteWhale, que está testando o modelo W5000, capaz de transportar até 5 toneladas em um compartimento de até 65 metros cúbicos, que recebe contêineres e paletes de todos os tipos de carga, com uma autonomia de até 2.600 km de distância.
Neste contexto, a empresa japonesa Mitsubishi Electric anunciou a plataforma AnyMile, voltada para gerenciamento de operações logísticas com drones, que começará a ser testada em versão beta com usuários em meados de 2023. A plataforma destina-se a oferecer suporte à operação para fornecer um sistema de gerenciamento e planejamento de recursos de ponta a ponta, fazendo a interface com os provedores de serviço, reduzindo expressivamente os tempos dos fluxos de transferência.
A ideia é de que este sistema permita que as empresas gerenciem suas remessas, realizando os agendamentos de coleta, rastreamento; além de gerenciar tarefas de manutenção de drones e executar tarefas operacionais de rotina, como reservar serviços para reabastecimento do equipamento e gerar faturas de clientes, por exemplo.
Mesmo após tantos anos, a discussão sobre drones ainda gera um certo fascínio por parte de muitos. A sua utilização no Supply Chain torna-se cada vez mais popular pelas melhorias de produtividade e de eficiência, reduzindo simultaneamente os custos e melhorando a segurança para as empresas. Entretanto, trata-se de uma tecnologia ainda embrionária, de uso específico, em fase de desenvolvimento e avaliação no âmbito da logística, mas com perspectiva de aumento nos investimentos no Brasil e sobretudo internacionalmente.
Referências:
– ILOS Insights (03/11/2023) – Pesquisa ILOS 2022: Uso de tecnologia em Supply Chain no Brasil
– Ifood News (26/12/2022) – Inovações do iFood resultaram em 430k toneladas de CO2 a menos no meio ambiente
– ILOS Insights (14/08/2020) – Entregas comerciais por drones ganham impulso no Brasil
– Investment Monitor (16/01/2023) – How will drone corridors change logistics?
– PWC – Skies Without Limits v2.0
– AnyMile – Drone Based Logistic Platform
– Digital Journal (23/01/2023) – Drone Transportation and Logistics Market May See a Big Move | Dronescan, Hardis, Skysense
– Nikkei Asia (22/01/2023) – Chinese startup offers large cargo drones eyeing demand surge
– Asian Aviation (08/01/2023) – Mitsubishi Electric launches AnyMile drone-based logistics ops platform