Recentemente tive a oportunidade de assistir ao espetáculo Amaluna produzido pelo Cirque du Soleil. Além de ficar impressionada com os números exibidos e com a performance dos artistas, a logística necessária para colocar de pé uma turnê como essa me fez refletir e querer saber mais sobre a companhia, o que aproveito para compartilhar neste blog.
O Cirque du Soleil é uma companhia circense de capital fechado, fundada em 1984 no Canadá. Reconhecida mundialmente pela qualidade e grandiosidade dos seus espetáculos, a companhia reinventou o mundo do circo ao abolir os diálogos em cena e os animais, baseando seus espetáculos na linguagem corporal, na sofisticação intelectual do teatro e do balé e na utilização de tecnologia, garantindo que pessoas do mundo inteiro fossem capazes de entender o que estão vendo.
Nestes mais de 30 anos de existência, já são mais de 40 espetáculos desenvolvidos para um público estimado de 160 milhões de expectadores de mais de 400 cidades, em 60 países espalhados pelos seis continentes. Atualmente, o Cirque du Soleil conta com 20 diferentes espetáculos pelo mundo: 8 apresentações fixas (7 em Las Vegas e 1 em Cancún) e 12 apresentações itinerantes.
Figura 1 – Todos os espetáculos do Cirque du Soleil atualmente em cartaz
Fonte: Cirque du Soleil
O espetáculo atualmente no Brasil é o Amaluna, que estreou no Canadá em 2012 e já passou por mais de 30 cidades. Um show de turnê geralmente se fixa uma média de sete semanas por cidade, apresentando oito a dez shows por semana. Todos os shows itinerantes estreiam em Montreal e percorrem a América do Norte por quatro a cinco anos antes de se mudarem para a Europa por três anos, Ásia por 2 a 3 anos, Austrália por um ano e América do Sul por um ano também. Em cartaz em Montevidéu (Uruguai) até o dia 15 de setembro de 2017, o grupo seguiu para São Paulo, de onde ficou entre os dias 05 de outubro e 17 de dezembro de 2017, até fazer a sua primeira apresentação no Rio de Janeiro em 28 de dezembro e onde ficará até o dia 21 de janeiro deste ano. A partir do dia 14 de fevereiro, ele já estará sendo apresentado na Argentina, de onde seguirá para Chile e Peru. Ou seja, uma logística e tanto é necessária para garantir que toda a estrutura seja desmontada de um local e chegue ao próximo a tempo!
Em 2014, a DHL se tornou a parceira logística oficial do Cirque du Soleil, sendo a principal responsável pela montagem e desmontagem da estrutura e transferência entre locais de turnê, incluindo o uso de serviços de transporte aéreo, marítimo e terrestre e de desembaraço aduaneiro (na figura 2, mais informações sobre a operação realizada pela empresa no ano de início da parceria). Entretanto, outras empresas também são usadas para viabilizar a operação logística. Aqui no Brasil, por exemplo, a Multilog foi a responsável por receber os materiais, cenários e estruturas do Cirque du Soleil no Brasil. A operação ocorreu no Porto Seco de Jaguarão (RS) e a empresa atuou desde a entrada dos veículos, o estacionamento, a verificação e liberação da carga até a saída dos veículos.
Figura 2 – Dados sobre a operação logística do Cirque du Soleil em 2014
Fonte: DHL
Para o espetáculo Amaluna, são necessários cerca de 65 veículos para transportar as quase 2.000 toneladas de equipamentos, utilizando uma equipe estimada de 120 pessoas no total. A estrutura corresponde, de forma geral, a grande tenda (onde ocorrem as apresentações), a tenda de entrada, a tenda artística, a cozinha, os escritórios e aos locais de armazenagem e leva cerca 5 dias para ser montada e 3 dias para ser desmontada. Para erguer a lona principal da grande tenda, com altura aproximada de 19 metros e capacidade para cerca de 2.500 lugares, são necessários apenas 5 minutos, conforme retratado no vídeo a seguir.
Vídeo 1 – A montagem das tendas do Cirque du Soleil
Fonte: Cirque du Soleil
Outro grande desafio logístico envolve a armazenagem e transporte dos itens utilizados no show. Além dos pesados elementos de estrutura, há muitos itens que inspiram cuidados especiais: cerca 1.000 itens diferentes de figurino (só um vestido utilizado em Amaluna utiliza 6.500 cristais Swarovski), instrumentos musicais, cordas e cabos utilizados nos números e fundamentais para a segurança dos artistas, maquiagens que precisam ficar em uma temperatura controlada, souvenires delicados como canecas, entre tantos outros. Por isso, além da dificuldade de se lidar com itens de diferentes tamanhos, há de se manter atenção redobrada para garantir que a carga não sofrerá avarias, comprometendo a qualidade do espetáculo e a segurança dos profissionais.
Figura 3 – Vestido com mais 6.500 cristais Swarovski usado pela artista de Amaluna e que requer cuidados para armazenagem e transporte
Fonte: Cirque du Soleil
A equipe que viaja na turnê Amaluna é composta por 46 artistas e outros 64 profissionais. Dentre as 110 pessoas, existem 18 nacionalidades diferentes, o que demanda uma maior complexidade na coordenação dos vistos de viagem para garantir que pessoas de diversas naturalidades estejam com os seus documentos válidos para atender aos requisitos exigidos pelos diferentes países anfitriões dos shows. Ademais, há o trabalho para reserva das hospedagens em hotéis para toda a equipe, além da contratação em cada cidade de cerca de 150 profissionais locais como atendentes de bar, caixas de loja, cozinheiro bilíngue, garçons, recepcionistas, vendedores de loja de merchandising, estoquistas e assistentes de camarim bilíngue, sem contar outras 100 pessoas voltadas apenas para ajudar na montagem e desmontagem da estrutura.
Para quem tiver a chance de assistir a um espetáculo do Cirque du Soleil, não deixe de ir ao menos uma vez. Uma oportunidade de assistir não só a uma performance artística fantástica, mas também a possibilidade de ver de perto os valores da logística e a importância que esta tem para o sucesso de uma companhia.
Referências
<https://www.cirquedusoleil.com/>
<http://www.srzd.com/entretenimento/cirque-du-soleil-rio-de-janeiro/>