Segundo o CSCMP (Council of Supply Chain Management Professionals), gerenciamento logístico é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de bens, serviços e informações do ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as necessidades do cliente.
Quem trabalha no segmento já conhece essa definição de alguma forma, seja por meio de estudos ou da prática do dia a dia. Mas como saber se o gerenciamento logístico está sendo bem implementado? De acordo com o Supply Chain Operations Reference (SCOR Model), medidas de desempenho podem ser usadas para medir a habilidade do supply chain de atingir os objetivos estratégicos e esses objetivos podem ser classificados em 5 atributos.
- Confiabilidade: habilidade de desempenhar tarefas como o esperado
É a capacidade de entrega do supply chain focando no resultado do processo. Os indicadores típicos desse atributo são: produto correto, no lugar certo, na hora certa, na quantidade certa, em perfeitas condições, com a documentação correta, para o cliente certo.
- Velocidade: rapidez com que as atividades são desempenhadas
É a velocidade que o supply chain fornece o produto para o cliente. Os indicadores típicos desse atributo medem tempos de ciclo como lead time e tempo de atendimento do pedido.
- Flexibilidade: capacidade de adaptação às influências externas
É a habilidade de responder às mudanças de mercado para manter ou ganhar vantagem competitiva frente à concorrência. Os indicadores desse atributo medem a capacidade de mudar o planejamento.
- Custos: custo de executar o processo logístico
É a soma de todos os custos envolvidos no supply chain como mão-de-obra, material, gestão, transporte, armazenagem, etc. Um típico indicador desse atributo é o custo da mercadoria vendida.
- Eficiência: Habilidade de usar os ativos de forma eficiente
É o quanto se consegue de resultado com os ativos fixos ou imobilizados disponíveis. Alguns indicadores desse atributo são produtividade, dias de estoque, retorno sobre capital, etc.
Figura 1: Atributos de desempenho do Supply Chain
Fonte: ISCOR Model, adaptado por ILOS
Repare que os três primeiros atributos estão relacionados ao atendimento ao cliente (externo), enquanto que os dois últimos estão voltados para os objetivos internos da empresa. E cada um deles busca uma parte dos objetivos do supply chain management. Este é um bom modelo para classificar seus indicadores e entender melhor a estratégia da sua empresa. Será que seu viés estratégico está mais voltado para o lado externo (cliente e mercado) ou interno da sua empresa (custo e eficiência)?
Figura 2: DESAFIO: Como você classificaria os indicadores a seguir nos 5 atributos
(Confiabilidade, Velocidade, Flexibilidade, Custos e Eficiência)?
Fonte: ILOS
Referências:
https://ilos.com.br/web/scor-model-uma-breve-introducao/
http://www.apics.org/sites/apics-supply-chain-council/frameworks