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Ferrovia versus Rodovia na exportação de soja pelo porto de Santos


É de conhecimento nacional a relevância mundial do Brasil na produção e exportação de complexo de soja. De acordo com os dados divulgados pela Antaq, em 2021 o Brasil alcançou o recorde de 100 milhões de toneladas exportadas. No Porto de Santos não foi diferente, recorde de 30 milhões de toneladas exportadas em 2021.

Figura 1: Volume exportado pelo Brasil e porto de Santos (Mi Ton) – Complexo de soja. Fonte: Antaq. Análise ILOS.

 

Mas como este volume exportado chegou aos terminais do porto de Santos?

Dado a dinâmica territorial brasileira, os modais mais representativos para o transporte de complexo de soja do produtor aos terminais de Santos são: ferroviário e rodoviário. De maneira geral, a seleção do tipo de modal vai depender da localização do produtor ao porto de exportação e da capacidade de transporte dos modais. Dentre o modal ferroviário e rodoviário, o modal ferroviário, por conta da economia de custo de transporte, é o mais apropriado para o transporte de carga granel com produção mais distante do porto exportador. Entretanto, por conta das restrições de capacidade nas vias férreas, nem sempre esse modal pode ser utilizado.

Segundo dados da ANTT analisados pelo ILOS, o volume de complexo de soja que chegou em Santos por ferrovia vem crescendo ao longo dos anos, representando atualmente 66% do volume total de 2021.

Figura 2: Volume exportado (Mi Ton) e Participação da ferrovia no volume total que chega no porto de Santos – Complexo de soja. Fonte: ANTT, Antaq. Análise ILOS.

 

De acordo com a SPA (Santos Port Autority), investimentos estão sendo realizados e previstos para destravar a capacidade da ferrovia em Santos, gerando uma ampliação de cargas transportadas por esse modal. Ainda segundo a SPA, é esperado dobrar a capacidade deste modal nos próximos 5 a 10 anos.

Através dos dados levantados e relatórios divulgados pela SPA vemos que o modal ferroviário tem uma melhor representatividade na movimentação de complexo de soja para exportação em Santos e o esperado é que continue sendo o modal priorizado nos próximos anos, tendo expectativa de aumentar ainda mais o seu share comparado ao modal rodoviário.

 

Referências:

Antaq 

ANTT

Santos Port Autority (SPA)

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