HomePublicaçõesInsightsInovações no mercado de embalagens de produtos

Inovações no mercado de embalagens de produtos


As embalagens têm papel fundamental para várias áreas de negócios: para o marketing, a embalagem é um meio de posicionamento da marca e do produto; para o desenvolvimento de produtos, ela pode alavancar certas funcionalidades e facilitar seu uso; para o profissional da cadeia de suprimentos, a embalagem deve ter custos eficientes, disponibilidade de fornecedores e resistência para garantir de integridade do produto na armazenagem e no transporte.

Nos últimos anos, novas tendências do mercado, que nascem a partir das crescentes exigências dos consumidores, tem estimulado o mercado de embalagens a buscar constantemente por inovações. Algumas das principais inovações estão relacionadas às preocupações das embalagens em termos ambientais, na geração e destinação dos resíduos. Uma inovação que chama atenção é a embalagem da Gusto Recipe Box, que vai além de embalagens feitas de produtos naturais ou biodegradáveis. A empresa desenvolveu uma embalagem comestível, que é utilizada em seus kits alimentares, similares aos cubos concentrados que utilizamos para temperar alimentos. Feito a partir de proteína de ervilha, o filme transparente pode ser introduzido junto com o cubo na preparação do alimento, que é dissolvido e não gera qualquer alteração no alimento.

Figura 1 – Embalagem comestível, que dissolve em água na utilização do produto. Fonte: Site da empresa Gousto (gousto.co.uk).
.

Outra inovação importante no uso de embalagens está relacionado ao desenvolvimento de embalagens que permitam seu reuso, como os vasilhames retornáveis da indústria de bebidas apresentados pelo Bruno Peixoto neste blog. Em outras indústrias também estão sendo criadas embalagens que permitam a reutilização, como é o caso da Happier Beauty, que anunciou em 2021 o desenvolvimento de uma embalagem reutilizável para pasta de dente. A empresa já comercializava pastas de dente em embalagens 100% recicláveis, feitas de alumínio e plásticos biodegradáveis, porém deram um passo além ao criar os tubos reutilizáveis, que permitem o reuso do mesmo dispenser com a inserção de capsulas do produto, que são biodegradáveis.

Figura 2 – Dispenser reutilizável para pasta de dente, da Happier Beauty. Fonte: Site da Happier Beauty (happierbeauty.com.

 

A inovação com relação às pastas de dente é bastante interessante, dado que as embalagens tradicionais destes produtos são de difícil reciclagem, por conta das inúmeras camadas que a compõem. Esta, inclusive, é uma característica das embalagens que vem mudando e tem sido também foco de inovações no setor, que é a utilização de embalagens fabricadas a partir de uma única matéria-prima, dado que embalagens que possuem várias camadas (filmes metálicos revestidos com filmes plásticos, por exemplo) praticamente impedem a reciclagem e geram grandes volumes de resíduos.

Estas inovações geram uma série de impactos para os profissionais do supply chain e para a cadeia de suprimentos como um todo. Pensando em termo de suprimentos, as áreas de compras e sourcing tem o desafio de buscar fornecedores capazes de entregar embalagens com estas novas características ou criar parcerias para seu desenvolvimento, o que pode elevar os custos e os riscos de fornecimento, pois dificilmente haverá abundância de fornecedores aptos a produzir estas novas embalagens. Para a produção, será importante analisar os impactos nos fluxos produtivos, pois quando há alteração nas características das embalagens, pode ser necessário adaptar máquinas para operar com novos formatos e pesos. Para armazenagem e transportes, será fundamental testar se estas novas embalagens garantem a resistência necessária para manter a integridade do produto durante operações de picking, movimentação e transporte. Muitos destes impactos são similares aos abordados pelo Fernando Chalréo em seu recente post sobre “reduflação”.

Ainda na esteira do desenvolvimento de novas embalagens, é fundamental a estruturação de uma logística reversa eficiente, que seja capaz de dar destinação adequada aos resíduos gerados. Neste sentido, não é surpresa notar que inovações com relação à reversa também tem ocorrido de maneira intensa, como a operação criada pela startup Green Mining, que criou uma tecnologia para logística reversa que coleta embalagens pós consumo e a introduzem de volta no ciclo produtivo, com rastreamento completo dos resíduos.

Figura 3 – Startup Green Mining, focada na Logística Reversa de resíduos. Fonte: Site da empresa (greenmining.com.br).

 

Por fim, ainda existem algumas empresas que estão inovando já há alguns anos através da não-utilização de embalagens em seus produtos, como pode ser lido no artigo que escrevi em 2016 sobre supermercados que vendem produtos à granel, que disponibilizam seus produtos sem embalagem, exigindo que os clientes tragam seus próprios vasilhames para comprar os produtos vendidos.

O setor de embalagens ainda passará por grandes inovações para atender às exigências do mercado. A integração entre as distintas áreas de negócio será peça chave para que a implementação destas novas embalagens cumpra seu papel sem afetar os custos e o serviço ofertado pelas empresas.

 

Referências:

Supply Chain Digest (17/02/2022) – Six Ways Supply Chains Can Transform Packaging

Valor Econêmico (06/01/2023) – Por que reciclar plástico no Brasil é como enxugar gelo

Packaging Europe (14/01/2022) – Behind the development of ‘the world’s first refillable toothpaste dispenser’

The Gousto Blog (11/11/2021) – The World’s First Pea-Based Edible Stock Sachets

Packaging World (02/11/2021) – Meal Kit Brand Tests ‘World’s First’ Edible, Dissolvable Flexible Film Made from Pea Protein

Happier – Happier Beauty Launches World’s First Reusable Toothpaste Dispenser!

Atua há 7 anos em consultoria, com experiência em mais de 20 projetos de Planejamento da Demanda e S&OP, Design de Rede Logística, Plano Diretor Logístico, Políticas de Estoques, Estratégia de Operações e Inteligência de Mercado

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e atualizações de mercado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em Logística e Supply Chain

Rio de Janeiro

Tv. do Ouvidor, 5, sl 1301
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20040-040
Telefone: (21) 3445.3000

São Paulo

Alameda Santos, 200 – CJ 102
Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Telefone: (11) 3847.1909

© Todos os direitos reservados para ILOS – Desenvolvido por Design C22