Os conceitos de gestão de estoque e gestão de armazenagem podem ser um tanto confusos para algumas pessoas diferenciá-los, principalmente para aquelas que não convivem diretamente com logística no dia a dia. Qual a diferença entre os dois conceitos, o que trata cada um deles e por que eles são importantes? Essas são as perguntas que este post procura responder.
Primeiramente, vamos falar do conceito de gestão de estoque. Em poucas palavras, o estoque serve para se precaver de incertezas ao longo da cadeia de suprimentos, tanto do lado do suprimento quanto do lado da demanda. A depender do tipo do produto e do negócio, formar estoque também pode ser justificado para aproveitar oportunidades de preço, comprando em períodos com preços menores e vendendo futuramente com preços maiores. Basicamente, há cinco funções do estoque, como já escrito pela Beatris Huber em um post anterior. Temos o estoque de ciclo, de segurança, em trânsito, pulmão e especulativo.
O estoque também pode ser pensado como um trade-off de custo de oportunidade. Por um lado, se houver excesso de estoque, estamos imobilizando um capital que poderia ser investido em qualquer outra coisa. Por outro lado, se houver falta de estoque, gerando uma ruptura na demanda, a margem do produto que seria vendido é perdida, além de outros possíveis prejuízos, como perda de market share e manchas a imagem da empresa.
O papel da gestão de estoques é justamente lidar com essas incertezas e trade-offs. Dado um certo nível de serviço que a empresa deseja entregar aos seus clientes, são definidos parâmetros e políticas de estoque, que decidem, por exemplo, a quantidade e a frequência de abastecimento, níveis máximos e mínimos de estoque, o dimensionamento do estoque de segurança, entre outros. Em poucas palavras, quando falamos de volume, valor, frequência e outros parâmetros, estamos falando de gestão de estoque.
O conceito de armazenagem, por sua vez, está mais ligado à estrutura física e ao manejo dos produtos nos armazéns. É papel da gestão de armazenagem, por exemplo, tomar decisões sobre arrumação, posicionamento, conservação e segurança dos produtos, assim como realizar a separação e a expedição dos produtos de acordo com os pedidos dos clientes. Pode-se dizer que o objetivo da armazenagem é operacionalizar a estratégia de estoques, com a maior eficiência possível.
No entanto, muito além de ser apenas um centro de custo para guardar estoque, hoje a gestão de armazenagem tem um papel muito importante na competitividade das empresas. A realidade do mercado atual, que exige prazos de entrega cada vez mais curtos, principalmente se tratando de e-commerce, obriga as empresas a tomarem decisões de armazenagem que permitam uma maior agilidade nos processos para atender as exigências do consumidor. Ou seja, a gestão de armazenagem passou a ser tratada como um diferencial competitivo estratégico para as empresas.
Cada vez mais as empresas têm percebido que investimentos em tecnologia de armazenagem trazem vantagens competitivas. A utilização de robôs autônomos pela Amazon, por exemplo, possibilita que os produtos armazenados vão em direção aos operadores de picking, reduzindo deslocamento de colaboradores e diminuindo o prazo de entrega. Sistemas automáticos de picking também têm sido empregados em empresas do setor farmacêutico, por exemplo, principalmente para os produtos de alto giro, fazendo com que haja menos erros na separação dos pedidos, além de maior agilidade no processo.
Por fim, é importante ter em mente que, mesmo tendo conceitos diferentes, decisões de estoque e armazenagem devem ser preferencialmente planejadas em conjunto. As políticas de estoque refletem nas operações de armazenagem assim como a complexidade da armazenagem influencia a política de estoques.
Referências:
– ILOS – Como dimensionar o estoque de segurança?
– ILOS – As cinco funções do estoque
– ILOS – Novo papel da armazenagem
– ILOS – Revisão de parâmetros das políticas de estoque
– UOL (22/06/2022) – Como funciona o Proteus, 1º robô autônomo a trabalhar na Amazon; veja vídeo
– SSI SCHÄFER – Estrutura A-Frame