HomePublicaçõesILOS Fast PostsMatriz de transporte de carga (% do TKU) – Brasil x EUA x União Europeia

Matriz de transporte de carga (% do TKU) – Brasil x EUA x União Europeia

A disponibilidade de infraestrutura de transporte e os serviços oferecidos têm forte influência na matriz de transporte de carga. Nos EUA, a oferta de uma malha ferroviária e dutoviária com grande capilaridade e a presença de um rio (Mississippi) que liga a forte produção de milho e soja norte-americana aos portos de exportação fazem com que esses modais tenham ampla participação na economia do país, reduzindo os custos logísticos. O mesmo acontece na União Europeia, que explora todo o potencial da sua costa para o transporte por cabotagem.

Já o Brasil sofre com as dificuldades de investimento para ampliar a sua infraestrutura de transportes. O resultado é uma economia muito dependente do modal rodoviário, apesar de contar com uma costa com mais de 8 mil km e ser um dos maiores exportadores de graneis agrícolas do mundo.

Esses diferentes contextos de infraestrutura são vistos de perto nas Missões Internacionais do ILOS. No Meio-Oeste dos EUA, os executivos brasileiros estarão no coração do país, principal polo produtor de alimentos. Já na Europa, o destaque é a força do transporte multimodal, com importante participação de dois dos principais portos marítimos do mundo, Roterdã e Antuérpia, que fazem parte da programação.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e atualizações de mercado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em Logística e Supply Chain

Rio de Janeiro

Tv. do Ouvidor, 5, sl 1301
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20040-040
Telefone: (21) 3445.3000

São Paulo

Alameda Santos, 200 – CJ 102
Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Telefone: (11) 3847.1909

© Todos os direitos reservados para ILOS – Desenvolvido por Design C22