HomeJogos empresariaisBeer Game
Beer Game
O desafio:
No Beer Game, também conhecido como “Jogo da Cerveja”, os participantes são divididos em equipes que administram, cada uma, um elo diferente de uma cadeia de suprimentos composta por Varejo, Revenda, Distribuidor e Fábrica. Cada equipe é responsável por receber a carga, atender a demanda, fazer novos pedidos ao fornecedor e controlar os níveis de estoque de seu elo.
A competição ocorre entre cadeias e vence aquela que obtiver o menor custo total no atendimento ao cliente final! Os participantes portanto devem orientar suas políticas de gestão considerando os custos de estoque associados ao atendimento desse cliente.
pessoas já jogaram
aplicações realizadas
Habilidades desenvolvidas:
… terão uma visão sistêmica da cadeia de suprimentos, percebendo as relações de interdependência entre os elos que a compõe.
… terão experimentado os desafios do planejamento integrado e as vantagens da colaboração entre empresas que compõe uma mesma cadeia de suprimentos.
… adquirirão uma nova percepção dos custos envolvidos na gestão de estoques e do nível de serviço ao cliente como orientadores da estratégia da empresa.
… vivenciará as dificuldades da coordenação entre demanda e recursos da organização disponíveis para o atendimento do cliente.
Conceitos Abordados:
- Supply Chain Management
- Gestão de Estoques
- Efeito Chicote
- Demand Planning
- Planejamento Integrado
- Planejamento Colaborativo
A experiência
A dinâmica do Beer Game, em geral, ocorre em duas etapas presenciais complementares: “Jogo Sem Informação” e “Jogo Com Informação”. Em ambas as etapas os participantes fazem uso de smartphones conectados em rede para realizar pedidos a seus fornecedores diretos dentro da cadeia de suprimentos dando maior dinamismo ao jogo!
Jogo sem informação
2 horas de duração
Participantes gerenciam suas empresas sem comunicar suas estratégias e políticas aos demais elos da cadeia de suprimentos. O objetivo é simular o modelo tradicional de relacionamento na qual cada empresa tem uma visão limitada da cadeia e busca maximizar seus próprios resultados em uma relação não colaborativa.
Os resultados finais são analisados por um profissional do ILOS que, com apoio de gráficos e cálculos em tempo real, discute os resultados alcançados com os participantes estimulando a troca de percepções sobre as dificuldades da gestão da cadeia de suprimentos.
Jogo com informação
4 horas de duração
Após análise dos resultados, as equipes montam uma estratégia tendo uma visão integrada do planejamento. O relacionamento entre os elos é colaborativo e o objetivo é a maximização dos resultados globais da cadeia e não de um elo específico.
Os resultados obtidos nessa rodada são analisados e comparados com os da rodada anterior permitindo que os envolvidos percebam as vantagens oriundas do planejamento integrado.
A duração do jogo pode ser adaptada a necessidade e disponibilidade dos envolvidos. A dinâmica do jogo pode ser constituída por apenas uma das etapas (“Jogo Sem Informação”) ou, pelas duas etapas que podem ocorrer em momentos desacoplados do evento.
Cada etapa dura em média 2 horas, totalizando 4 h de jogo.
BRUNO PIVATO
É importante mostrar às equipes que não estão diretamente ligadas ao planejamento da demanda a importância da comunicação, conhecimento do cliente e previsão da demanda. De forma lúdica e dinâmica o Beer Game passou uma mensagem muito positiva à equipe de vendas de que eles são chave no processo de planejamento e que devem, sempre, ter um canal de comunicação com as áreas de planejamento. Ficamos muito satisfeitos com o resultado.
ANA LUCIA MURATO
O jogo é muito didático e interativo! Além do excelente material utilizado, o conhecimento adquirido é bastante relevante e próximo da realidade das organizações.