HomeJogos empresariaisBeer Game

Beer Game

O desafio:

No Beer Game, também conhecido como “Jogo da Cerveja”, os participantes são divididos em equipes que administram, cada uma, um elo diferente de uma cadeia de suprimentos composta por Varejo, Revenda, Distribuidor e Fábrica. Cada equipe é responsável por receber a carga, atender a demanda, fazer novos pedidos ao fornecedor e controlar os níveis de estoque de seu elo.

A competição ocorre entre cadeias e vence aquela que obtiver o menor custo total no atendimento ao cliente final! Os participantes portanto devem orientar suas políticas de gestão considerando os custos de estoque associados ao atendimento desse cliente.

2000

pessoas já jogaram

65

aplicações realizadas

Habilidades desenvolvidas:

Os participantes experimentarão de forma prática, inseridos em um ambiente competitivo e aderente a sua realidade profissional, os desafios de uma gestão descentralizada e perceberão as vantagens da colaboração na cadeia de suprimentos. Ao final do jogo, os participantes…

… terão uma visão sistêmica da cadeia de suprimentos, percebendo as relações de interdependência entre os elos que a compõe.

… terão experimentado os desafios do planejamento integrado e as vantagens da colaboração entre empresas que compõe uma mesma cadeia de suprimentos.

… adquirirão uma nova percepção dos custos envolvidos na gestão de estoques e do nível de serviço ao cliente como orientadores da estratégia da empresa.

… vivenciará as dificuldades da coordenação entre demanda e recursos da organização disponíveis para o atendimento do cliente.

Conceitos Abordados:

A experiência

A dinâmica do Beer Game, em geral, ocorre em duas etapas presenciais complementares: “Jogo Sem Informação” e “Jogo Com Informação”. Em ambas as etapas os participantes fazem uso de smartphones conectados em rede para realizar pedidos a seus fornecedores diretos dentro da cadeia de suprimentos dando maior dinamismo ao jogo!

Jogo sem informação

2 horas de duração

Participantes gerenciam suas empresas sem comunicar suas estratégias e políticas aos demais elos da cadeia de suprimentos. O objetivo é simular o modelo tradicional de relacionamento na qual cada empresa tem uma visão limitada da cadeia e busca maximizar seus próprios resultados em uma relação não colaborativa.

Os resultados finais são analisados por um profissional do ILOS que, com apoio de gráficos e cálculos em tempo real, discute os resultados alcançados com os participantes estimulando a troca de percepções sobre as dificuldades da gestão da cadeia de suprimentos.

Jogo com informação

4 horas de duração

Após análise dos resultados, as equipes montam uma estratégia tendo uma visão integrada do planejamento. O relacionamento entre os elos é colaborativo e o objetivo é a maximização dos resultados globais da cadeia e não de um elo específico.

Os resultados obtidos nessa rodada são analisados e comparados com os da rodada anterior permitindo que os envolvidos percebam as vantagens oriundas do planejamento integrado.

A duração do jogo pode ser adaptada a necessidade e disponibilidade dos envolvidos. A dinâmica do jogo pode ser constituída por apenas uma das etapas (“Jogo Sem Informação”) ou, pelas duas etapas que podem ocorrer em momentos desacoplados do evento.

Cada etapa dura em média 2 horas, totalizando 4 h de jogo.

BRUNO PIVATO

Mallinckrodt

É importante mostrar às equipes que não estão diretamente ligadas ao planejamento da demanda a importância da comunicação, conhecimento do cliente e previsão da demanda. De forma lúdica e dinâmica o Beer Game passou uma mensagem muito positiva à equipe de vendas de que eles são chave no processo de planejamento e que devem, sempre, ter um canal de comunicação com as áreas de planejamento. Ficamos muito satisfeitos com o resultado.

ANA LUCIA MURATO

GVT

O jogo é muito didático e interativo! Além do excelente material utilizado, o conhecimento adquirido é bastante relevante e próximo da realidade das organizações.

Fale com um especialista

1 Step 1

Ao enviar este formulário você declara que leu e concorda com a nossa Politica de Privacidade.

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e atualizações de mercado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em Logística e Supply Chain

Rio de Janeiro

Tv. do Ouvidor, 5, sl 1301
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20040-040
Telefone: (21) 3445.3000

São Paulo

Alameda Santos, 200 – CJ 102
Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Telefone: (11) 3847.1909

CNPJ: 07.639.095/0001-37 | Razão Social: ILOS/LGSC – INSTITUTO DE LOGISTICA E SUPPLY CHAIN LTDA

© Todos os direitos reservados para ILOS – Desenvolvido por Design C22