HomePublicaçõesConsultoriaILOS revisa a estratégia de contratação de transportes de uma empresa de energia e evita custos de até 12% da conta frete
ILOS revisa a estratégia de contratação de transportes de uma empresa de energia e evita custos de até 12% da conta frete
Enfrentando um cenário de aumento na demanda, uma empresa de energia se deparou com desafios relacionados à disponibilidade de sua frota de veículos dedicados, à medida que transportadoras abandonavam a operação ou deixavam de fornecer veículos. Paralelamente, a empresa buscava expandir suas operações, o que aumentava ainda mais a complexidade da situação.
Neste contexto desafiador, o ILOS conduziu uma revisão abrangente da estratégia de contratação de transportes para essa operação. O trabalho incluiu uma análise interna detalhada de toda a operação, seus custos e tempos associados, além de uma pesquisa de mercado para trazer boas práticas de outras grandes empresas com operações semelhantes.
As recomendações propostas englobaram a revisão das tarifas de frete, com gatilhos relacionados aos custos de diesel, a introdução de sistemas de ônus e bônus por transportadora e a revisão de contratos. Além disso, o ILOS desenvolveu uma ferramenta personalizada baseada na sua metodologia de ‘Should Cost’ para a precificação e atualização contínua das tarifas de frete.
Essas medidas visavam garantir a manutenção e continuidade das operações, resultando em uma economia de até 10% na conta de frete, com a possibilidade de obter um adicional de 2% por meio de iniciativas voltadas à melhoria da produtividade.
Com uma equipe altamente especializada em consultoria no segmento de transporte e vasta experiência em otimização de operações logísticas, o ILOS está preparado para auxiliar empresas de diferentes segmentos na melhoria da estratégia de contratação de transportes.
Tipo de projeto
- Estratégia de transportes
Segmento
- Energia
ILOS indica cost avoidance de até 12% da conta frete em uma empresa do setor de energia
Desafio
Empresa de energia enfrentava desafios relacionados à disponibilidade de veículos dedicados e precisava revisar a estratégia de contratação de transportes para assegurar a continuidade da sua operação
Solução ILOS
- As recomendações do ILOS incluíram o ajuste de tarifas, revisão de contratos e introdução de uma política de ônus e bônus
- O ILOS desenvolveu uma ferramenta para precificação e atualização contínua das tarifas de frete utilizando a metodologia de “should cost”
Resultados
- Cost avoidance de até 12% da conta frete
- Continuidade das operações de transporte