HomePublicaçõesConsultoriaEmpresa de varejo reduz em um terço seu custo logístico após consultoria realizada pelo ILOS
Empresa de varejo reduz em um terço seu custo logístico após consultoria realizada pelo ILOS
Uma rede varejista com forte atuação regional contratou o ILOS em busca de ajuda para remodelar sua malha logística e revisar sua estratégia de transportes. A empresa tinha suas operações de fornecimento concentradas em um local de baixa atratividade, mas temia que uma mudança levasse a queda de qualidade dos produtos.
Um mapeamento completo de suas operações foi realizado pela equipe do ILOS e foi recomendada a mudança no modelo de contratação de transportes, passando a operar com uma frota terceirizada. Houve também uma mudança nos fluxos logísticos, com a consolidação de operações em dois CDs. O dimensionamento dos CDs necessários para comportar a operação também foram parte da solução apresentada.
A empresa aplicou as recomendações, que incluíram a implementação de um novo CD.
O resultado foi a redução em quase um terço do seu custo logístico proporcional, além de um aumento de 11% no cumprimento dos SLAs estabelecidos. índice de qualidade não teve alterações e a nova operação suportou uma mudança de foco para crescimento de e-commerce em função da pandemia. A nova operação permitiu a empresa alcançar novos mercados, com expansão nos seus canais físicos e digitais.
Se a sua empresa também tem oportunidades de ganho de eficiência na operação logística, o ILOS pode te ajudar! Conte-nos sobre sua necessidade no formulário a seguir e um dos nossos especialistas entrará em contato com você!
Tipo de projeto
- Otimização da malha logística
- Estratégia de transportes
Segmento
- Varejo
Redução de 32% do custo
logístico em empresa de varejo
Desafio
Grande rede varejista regional desejava revisar sua estratégia de malha logística e transportes, mas temia que mudanças impactassem na qualidade de seus produtos.
Solução ILOS
O ILOS recomendou a consolidação das operações em dois CDs, além da mudança no modelo de gestão da entrega, que passou a operar com o uso de frota terceirizada.
Resultados
- Redução de 32% do custo logístico proporcional
- Aumento de 11% no cumprimento do SLA