HomePublicaçõesConsultoriaConsultoria realizada pelo ILOS indica ações para melhorar eficiência no processo de compras
Consultoria realizada pelo ILOS indica ações para melhorar eficiência no processo de compras
O ILOS realizou um projeto de consultoria para uma empresa do setor farmacêutico que enfrentava desafios na área de sourcing. Foi identificada uma elevada dependência de fornecedores, extensos lead times no processo de compras, falta de alinhamento entre áreas da empresa e uma visibilidade limitada do processo para os requisitantes. Estes fatores resultavam na dedicação predominante da equipe de compras à resolução de questões operacionais e transacionais, restringindo assim a capacidade de se dedicarem a atividades estratégicas de gestão.
Após fazer um diagnóstico de atividades importantes da área, o ILOS redesenhou o processo de gestão de fornecedores, definindo estratégias customizadas para os diferentes clusters de fornecedores e categorias de fornecimento, considerando sua importância e criticidade para a empresa.
Também foram propostas diversas recomendações de melhoria para o processo de compras a fim de otimizar e aumentar a visibilidade do processo de aquisição, tornando o processo de compras mais rápido, padronizado e eficiente.
A implementação das ações recomendadas pode levar a empresa a reduzir em até 25% o tempo médio do processo de aquisição de materiais, além de reduzir os riscos de fornecimento.
Tipo de projeto
- Estratégia de sourcing
Segmento
- Saúde
Redução do tempo do processo de compras em empresa do setor de saúde
Desafio
Empresa do ramo farmacêutico que apresenta alta dependência de fornecedores, longos lead times do processo de aquisição de materiais e uma área de compras transacional e operacional, sem viés estratégico
Solução ILOS
- Dentre as diversas recomendações apresentadas pelo ILOS, destaca-se o redesenho do processo de gestão dos fornecedores, com a definição de estratégias de atuação customizadas para cada categoria de fornecedor e de produtos.
Resultados
- Identificação de potencial de redução de até 25% do tempo do processo de aquisição de materiais
- Redução dos riscos de fornecimento