HomePublicaçõesInsightsUber entra de vez no mercado logístico

Uber entra de vez no mercado logístico

Cada novo aplicativo de entregas desenvolvido no mundo é batizado como o “Uber das Entregas”. Isto aconteceu com os serviços Postmates, Deliv, Sidecar e Amazon Flex, entre outros. Pois recentemente foi o momento do próprio Uber entrar nesse mercado e anunciar oficialmente o UberRUSH.

Fundada em 2009, a empresa revolucionou o serviço de transporte de passageiros no mundo ao permitir que usuários de smartphones pudessem solicitar caronas pagas a motoristas espalhados pela cidade, diferenciando-se dos táxis pela qualidade do serviço e funcionalidades que não existiam até então.

A Uber já lançou diversas variações do seu serviço pelo mundo, como o UberPET, UberPOP, UberBIKE, UberPOOL, UberChopper e UberEATS, mas nenhum que pudesse impactar o mercado de logística como o UberRUSH.

Figura 1 – Logo UberRUSH

Fonte: Uber

O UberRUSH é um serviço de entrega de encomendas no mesmo dia que comerciantes locais podem integrar à sua plataforma de e-commerce, tal como Shopify, Clover, ChowNow, Bigcommerce e delivery.com. Após um cliente solicitar uma entrega no mesmo dia, o comerciante entra no seu aplicativo do UberRUSH, preenche as informações da entrega e dentro de alguns minutos um entregador irá chegar para buscar o pacote e leva-lo até o cliente. O serviço possui rastreamento em tempo real, o que permite que tanto o vendedor quanto o cliente podem acompanhar o percurso do entregador.

No momento, o serviço está disponível apenas nas cidades norte-americanas de Nova York, São Francisco e Chicago e o valor é pago por corrida, não custando nada ao comerciante à inscrição no programa. O frete muda conforme a localidade, variando de 5 à 6 dólares entregas no raio de 1 milha (equivalente a 1,6 km) e 2,5 à 3 dólares a milha extra. O entregador recebe cerca de 80% deste valor e a Uber fica com o restante. Ao comerciante, cabe à decisão de repassar o custo ao consumidor ou ele mesmo absorver o valor. As entregas são feitas a pé, por meio de bicicletas ou carros, e passageiros do serviço tradicional e encomendas do UberRUSH não andam juntos.

Figura 1 – Exemplo de entregador do UberRUSH

Fonte: http://thehypebr.com/2015/10/14/uber-lanca-o-uberrush-seu-novo-servico-de-entrega/

O objetivo da Uber com o seu novo serviço é aproveitar a expertise e credibilidade obtidas com o transporte de passageiros e se tornar a frota de comerciantes locais, permitindo que estes não precisem mais conviver com entregadores ociosos durante os períodos de baixa demanda e sobrecarregados nos momentos de pico.

O serviço ainda está em seus primeiros passos e tem muito a crescer. No entanto, como escreveu Leonardo Julianelli em seu post Omni-Channel Supply Chain, daqui a um tempo clientes do varejo não mais aceitarão esperar dias pela sua encomenda e exigirão seus produtos em horas. Serviços como o UberRUSH poderão ser a solução.

No mercado de transporte de passageiros, a empresa teve que lidar com diversas polêmicas e luta até hoje em algumas cidades do mundo para conseguir ser legal e operar juntamente com táxis. No novo negócio, a disputa será não só com concorrentes com modelos de negócio parecidos, mas também com empresas que entregam encomendas globalmente, como FedEX, UPS, TNT e DHL, e que possuem uma infraestrutura muito maior e cada vez mais voltam seus olhos para o mercado de entregas expressas. A concorrência nesse mercado é cada vez maior e caberá ao tempo dizer se a Uber conseguirá se destacar e obter o mesmo sucesso alcançado com o transporte de passageiros, onde foi inovadora.

 

Referências

<https://www.youtube.com/watch?v=FRu6M9sCfmo>

<http://rush.uber.com>

<https://newsroom.uber.com/2015/10/rush-open-for-business/>

<http://www.businessinsider.com/uber-rush-fedex-killer-released-2015-10>

<https://www.shopify.com/blog/57839493-shopify-and-uber-reinvent-local-shipping>

<http://www.bidnessetc.com/55210-uberrush-to-compete-with-fedex-corporation-and-united-parcel-service-inc/>

<http://www.forbes.com/sites/ellenhuet/2015/10/14/delivery-wars-uber-targets-merchants-expands-its-on-demand-courier-service-uberrush/>

<http://www.sfgate.com/business/article/Uber-s-latest-logistics-play-UberRush-in-SF-6569318.php>

<http://thehypebr.com/2015/10/14/uber-lanca-o-uberrush-seu-novo-servico-de-entrega/>

Mais de 11 anos de experiência em projetos de capacitação e consultoria, com foco em Logística e Supply Chain. Em consultoria, realizou projetos como Plano Transformacional de Logística, Diagnóstico das operações logísticas, Estratégia e Calendarização da Operação de Transporte, Mensuração do Custo de Servir, Estudo de Mercado, Mapeamento de Oportunidades de Redução de Inventário, Revisão do Processo de S&OP, Plano de Capacitação e Implementação de Processos Comerciais em empresas como Nestlé, Raia Drogasil, Ipiranga, Lojas Americanas, B2W, Coca-Cola, Andina, Embraco, Martins Atacado, Loja do Mecânico, Santo Antônio Energia, Ecoporto e Silimed. Atualmente é uma das professores do Curso de Gestão de Estoques ministrado semestralmente pelo ILOS. Atuou no desenvolvimento e gerenciamento dos Cursos Online de Logística e Supply Chain, Processos de Suprimentos, Planejamento da Demanda, Gestão de Estoques e Gestão Industrial. Ainda na área de capacitação, foi responsável por aplicar os jogos empresariais do ILOS em empresas como Raia Drogasil, Fibria, NEC, Novartis e Moove.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos e atualizações de mercado

Mantenha-se informado sobre as últimas tendências e tecnologias em Logística e Supply Chain

Rio de Janeiro

Tv. do Ouvidor, 5, sl 1301
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20040-040
Telefone: (21) 3445.3000

São Paulo

Alameda Santos, 200 – CJ 102
Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
CEP: 01419-002
Telefone: (11) 3847.1909

CNPJ: 07.639.095/0001-37 | Razão Social: ILOS/LGSC – INSTITUTO DE LOGISTICA E SUPPLY CHAIN LTDA

© Todos os direitos reservados para ILOS – Desenvolvido por Design C22